Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Conmebol mantém regra das cinco substituições na Libertadores e na Sul-Americana

A entidade apontou a Covid-19 como justificativa para manter este maior número de troca de jogadores nas equipes.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
24/01/2022 22:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Conmebol confirmou nesta segunda-feira que vai manter a regra das cinco substituições ao longo dos jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana da temporada 2022. A entidade apontou a Covid-19 como justificativa para manter este maior número de troca de jogadores nas equipes. Antes da pandemia, os times só podiam fazer três substituições por confronto.

Foto: Norberto Duarte / AFP / CP

A confederação disse se basear nas decisões da IFAB (International Football Association Board), entidade que define as regras do futebol junto à Fifa, para manter a regra, adotada mundialmente em 2020. No início da pandemia, houve o acréscimo de duas trocas por jogo de forma a preservar os jogadores.

A retomada dos torneios naquele ano veio acompanhada de muitos jogos em sequência e um período reduzido de férias entre uma temporada e outra, causando seguidos desfalques nas equipes. A própria infecção por Covid-19 nos elencos ajudou a motivar a decisão de ampliar as substituições, fornecendo maiores opções aos treinadores.

Com a mudança nos regulamentos da Libertadores e da Sul-Americana, haverá permissão ainda para uma sexta substituição quando as partidas avançarem até a prorrogação.

A Libertadores deste ano vai começar no dia 9 de fevereiro, pela primeira fase preliminar. Os times brasileiros farão suas estreias somente na segunda fase, entre o fim do próximo mês e o início de março. Já a Sul-Americana vai ter início em 8 de março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE