Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comitê da AMAU orienta para uso da máscara de proteção individual

Segundo Jackson Arpini, utilização da proteção deve voltar a ser uma ação corriqueira

Salus Loch/Assessoria AMAU
por  Salus Loch/Assessoria AMAU
20/01/2022 16:20 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou reunião extraordinária nesta quinta-feira, 20, para avaliar a classificação de “Alerta” para a R16, emitida por parte do Sistema 3As, do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro on-line, o Comitê confirmou o crescimento de casos ativos, fato que vem ocorrendo no cenário nacional e internacional. No momento, a região registra 1.111 casos ativos sistematizados e verifica um pequeno aumento nas internações, com 4 pacientes em UTIs e 11 em leitos clínicos, no hospital Santa Terezinha (referência SUS) e demais hospitais da região.

Diante dos fatos, o colegiado entende que algumas medidas devem ser adotadas imediatamente para reduzir a transmissibilidade da nova variante. São elas:

- Ampliar as orientações da adoção das medidas preconizadas como lavagem das mãos;

- Uso de álcool 70%;

- Utilização obrigatória de máscara de proteção individual;

- Distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas.

Testagem

Também em virtude da grande demanda, o Comitê orienta que a testagem siga as orientações técnicas, com grupos prioritários – buscando fazer frente à possível falta de insumos.

Buscando manter as ações regionalizadas, integradas e articuladas, as orientações e recomendações serão repassadas a todos os municípios, bem como esclarecimentos a respeito das novas normativas técnicas de isolamento de 5, 7 e 10 dias, para que todos adotem a mesma metodologia.

Uso da máscara

“Para buscarmos barrar a transmissibilidade do vírus, fator que está elevando o número de casos e consequentemente as internações, o Comitê e os municípios monitorados intensificarão a importância do uso da máscara de proteção individual, medida fundamental no atual cenário para evitar a disseminação da doença”, pontua Jackson Arpini, líder do colegiado da AMAU.

Ao longo do tempo, o processo pandêmico tem apresentado capítulos menos e mais gravados, com seus reflexos no sistema de saúde e economia, observa Arpini, para quem atualmente a sociedade está diante de um “novo cenário com um aumento de casos confirmados, com curva ascendente”. Assim, uma das medidas que podem fazer a diferença, frisa, é a “utilização da máscara individual, como uma relevante medida de contenção da disseminação, fato característico da nova variante”.

Vacinação continua

Também será dada continuidade ao trabalho de imunização, com complementação do esquema vacinal (1ª, 2ª e dose de reforço) e a imunização do público de 5 a 11 anos, susceptível à Covid.

Contato com o governo do RS

Durante a reunião, o colegiado ainda manteve contato com o Gabinete de Crise/RS para ajustar algumas ações, além de elaborar a resposta à notificação de alerta, com o detalhamento das medidas que serão adotadas.

O comitê também vai orientar que municípios retomem as reuniões dos colegiados municipais, mantendo as avalições locais e adoção de possíveis medidas adequadas ao momento e de acordo com a realidade do território.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE