Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Começa na UFFS a X Semana Acadêmica da Geografia

Primeira noite do evento contou a participação do professor César Augusto Ferrari Martinez, da UFPel

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
14/06/2022 09:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Começou na noite de segunda-feira (13) a X Semana Acadêmica da Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Neste ano o evento tem como tema “Espacialidades e Interseccionalidades: diálogos contemporâneos”. A programação, que inclui palestras e oficinas, segue até quarta-feira (15).

Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS.

Conforme a professora Raphaela de Toledo Desiderio, uma das coordenadoras da Semana Acadêmica, o tema dialoga com as pesquisas desenvolvidas pelos docentes dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Geografia da UFFS.

– É um tema importante porque coloca em discussão as intersecções, que são um diálogo a partir do espaço, considerando tudo o que chamamos de marcadores sociais. O objetivo é conversar sobre o espaço considerando as questões raciais, as questões de gênero, de idade. Todas essas questões que perpassam o espaço enquanto trajetória e multiplicidade, e não só como superfície – explica Raphaela.

– Precisamos considerar que o espaço é diverso, múltiplo e que ele está sempre em processo de construção. Precisamos partir dessa perspectiva para então considerar esses sujeitos e suas diferenças, e não considerar a diferença a partir de uma hierarquia, de uma depreciação ou preconceito, mas encarar essa diferença como uma possibilidade de pensar o espaço como ele é.

A abertura do evento contou com uma apresentação cultural do grupo Kaingang Mãtyka. Depois, a primeira mesa-redonda da programação teve como tema “Espacialidades e produção da diferença”. Mediada pela professora Paula Vanessa de Faria Lindo, participaram ainda o professor Paulo Ricardo Müller, da UFFS, o professor César Augusto Ferrari Martinez, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de uma representante do Coletivo Beatriz Nascimento.

O docente da UFPel falou sobre Geografia, escola e produção de diferença. Martinez destacou que é preciso tentar entender, e não apenas constatar, que existem situações de preconceito, situações de discriminação dentro do ambiente escolar, mas também que essa diferença é produzida e é apreendida.

- Existem outros tipos de conhecimento, outros tipos de práticas escolares que não são práticas preconceituosas ou que reproduzem formas de pensamento que podem apoiar o preconceito. Nós enquanto professores podemos pensar desde o maior detalhe da sala de aula, da escolha do tema, do trato de certas questões epistemológicas, e como isso pode favorecer certos pensamentos essencialistas que podem reproduzir um preconceito – disse.

Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS.

As atividades da X Semana Acadêmica da Geografia são abertas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. Confira abaixo a programação.

Dia 14 de junho

15h – Oficina 1: O trabalho de campo na Geografia

Ministrantes: Acadêmicas Eduarda Regina Agnolin e Elis Cristina Zancan e professoras Raphaela de Toledo Desidério e Talita Fernandes Gonçalves (UFFS)

Local: Laboratório de Acervo e Documentação (Lab 2 - Sala 102)

Inscrições: https://forms.gle/phSGG5rKBieR...

19h – Oficina 2: GPS/GNSS: teorias e práticas

Ministrante: Bruno Zucuni Prina

Local: Laboratório de Geoprocessamento (Lab 2 – Sala 103)

Inscrições: https://forms.gle/Tivuy6g1dwBp...

19h - Oficina 3: Ofício docente

Ministrantes: Professores César Augusto Ferrari Martinez (UFPel) e Igor Rockenbach (UFRGS)

Local: Sala 305 do Bloco B

Inscrições: https://forms.gle/H8Bd5YPopFka...

19h30 – Oficina 4: Pintura corporal

Ministrantes: Grupo Kaingang – Coletivo Mãtyka

Local: Laboratório de Docência (Sala 208 do Bloco A)

Inscrições: https://forms.gle/rSnvm3Xqht4c...

Dia 15 de junho

19h – Mesa de encerramento: “A pesquisa interseccional na Geografia: diferentes perspectivas”

Ministrantes: Alice Soares da Silva (Movimento Negro Erechim – MENE) e professoras Raphaela de Toledo Desiderio e Talita Fernandes Gonçalves (UFFS)

Mediador: Prof. Reginaldo José de Souza (UFFS)

Local: Auditório do Bloco dos Professores

Inscrições: https://forms.gle/gLiCMLXYVwMG...


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE