Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Ciências Contábeis da URI promove palestras com receita estadual e auditores municipais

Delegado Amauri Secco apresentou o trabalho desenvolvido pela Receita Estadual

Assessoria da URI Erechim
por  Assessoria da URI Erechim
29/06/2022 18:41 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Alunos do Curso de Ciências Contábeis da URI mantiveram encontros com o delegado regional da Receita Estadual, Amauri Secco, e com os Auditores Fiscais de Tributos de Erechim, Itamar Luís Dall Alba e Adriano Marcos Oldra. Foi no dia 21 de junho e marcou o encerramento das atividades do curso relativas à segunda etapa da Jornada de Estudos Empresariais.

Ao falar sobre a “Receita 2030 - Rumo à Receita Estadual Digital”, Amauri Secco apresentou a estrutura da 14ª Delegacia da Receita Estadual em Erechim, seus números e sua importância no atendimento aos 37 municípios da região vinculados ao órgão.

Também explanou sobre a Receita Estadual, instituição essencial ao funcionamento do Estado e responsável direta pela obtenção dos recursos financeiros que proporcionam o atendimento das necessidades e projetos de governo para a sociedade gaúcha.

O delegado apresentou também a “Receita 2030”, uma agenda propositiva para a modernização da administração tributária do Rio Grande do Sul. A agenda, lançada em 2019, contém 30 medidas que já se encontram, na sua maioria, em implementação e visam transformar a Receita Estadual numa instituição que interaja de forma constante com os contribuintes e a sociedade, facilitando, simplificando e proporcionando com que as empresas se concentrem nos seu ambiente de negócios com segurança jurídica e tributária e que vejam cada vez mais a Receita Estadual como um parceiro do desenvolvimento de todo o estado.

Amauri encerrou a sua participação ressaltando a importância do tema para os futuros contadores e que constantemente utilizarão dos serviços e suportes da Receita Estadual.

Na mesma noite, o evento recebeu os Auditores Fiscais de Tributos de Erechim, Itamar Dall Alba e Adriano Marcos Oldra. Os convidados explanaram os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal da Fazenda, especialmente no que se refere à arrecadação dos tributos de competência do município, os desafios e a forma de atuação da Administração Tributária.

Segundo Adriano, o Auditor Fiscal deve ter seu trabalho pautado pela independência, sem interferências políticas, atuando com responsabilidade e dentro dos preceitos legais, visando diminuir a sonegação, promovendo, desta forma, a justiça fiscal.

Como desafios e programas desenvolvidos pelo município, o Auditor Itamar pontuou a necessidade de orientação aos contribuintes, a implantação de processos eletrônicos, a ampliação do programa de educação fiscal, principalmente nas escolas e a promoção da justiça fiscal, fazendo com que todos os contribuintes atendam suas obrigações fiscais segundo as determinações legais. Para ele, com o trabalho de fiscalização e a ampliação da arrecadação, é possível prestar um serviço público de melhor qualidade e fazer os investimentos necessários ao desenvolvimento da cidade. Como exemplo, citou o investimento na entrega de uniformes escolares a todos os estudantes das escolas municipais que só foi possível graças aos recursos oriundos dos tributos municipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE