Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Chuva e granizo causam estragos em cidades do oeste catarinense

Nesta manhã de quarta-feira (22), a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de novos temporais nas próximas horas na região Oeste.

Redação
por  Redação
22/06/2022 10:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma intensa chuva de granizo atingiu o município de Chapecó na noite desta terça-feira, dia 21.  Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros foram acionados até o Distrito Marechal Bormann, um dos locais mais atingidos pela intensa chuva que ocorreu nas últimas horas. As informações são do site ClicRDC.

Moradores mostram dimensão das pedras (Foto: Redes Sociais)

Mais de 25 rolos de lona foram distribuídos para a comunidade e segundo levantamento da Defesa Civil, aproximadamente 300 residências e ambientes comerciais foram atingidos pelo granizo, provocando quebra de telhados e infiltração de água da chuva.

Todas as unidades escolares do distrito estão com as aulas suspensas, em decorrência dos inúmeros estragos. 

Durante a manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de João Rodrigues decretou situação de emergência em Chapecó e falou sobre as ações que serão tomadas por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas no Distrito de Marechal Bormann.

Concórdia foi o município que mais registrou chuva nas últimas horas na região

A Defesa Civil divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 22, um boletim que mostra o acumulo de chuvas das últimas horas nas cidades da região Oeste. Conforme os números, o município de Concórdia foi o que mais teve registro de chuvas nas últimas 24 horas, marcando 111 mm.

Em Tamanduá, o Rio Tamanduá saiu do leito. Moradores de Planalto informaram que a incidência do granizo de ontem, também foi bastante intensa nesta região.

Em seguida aparece Joaçaba, com exatos 100 mm, acompanhado de Piratuba com um volume de 96 mm e Ipumirim, com 90. Seara, que foi uma das cidades que registraram quedas de árvore durante a madrugada, marcou 83.6 mm de chuva.

Em Seara, conforme publicação da Rádio Rural, o temporal atingiu tanto a cidade quanto o interior. Transtornos também foram registrados em rodovias. Queda de árvores na SC-283, em Seara, próximo à Pousada das Pedras, bloqueou o trânsito. Bombeiros foram mobilizados para a ocorrência.

Um carro foi arrastado próximo à garagem da prefeitura. O nível do rio Caçador aumentou consideravelmente.

Rádio Rural

Novo Alerta

Nesta manhã de quarta-feira (22), a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de novos temporais nas próximas horas na região Oeste. O risco é de raios, rajadas de vento e chuva de granizo.

O alerta vale para os seguintes municípios: Arabutã, Arvoredo, Bom Jesus, Catanduvas, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Guatambu, Ipuaçu, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Jardinópolis, Joaçaba, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Marema, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Ouro Verde, Paial, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, Saudades, Seara, Sul Brasil, União do Oeste, Vargem Bonita, Vargeão, Xanxerê, Xavantina, Xaxim, Água Doce, Águas Frias e Águas de Chapecó.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE