Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Calorão neste domingo antecede chuva irregular e temporais pelo RS

Sol predomina com forte calor neste domingo antes da mudança do tempo que trará chuva irregular e temporais isolados

MetSul
por  MetSul
13/01/2024 21:29 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sábado foi marcado pelo sol e o calor no Rio Grande do Sul. Exceção da região de Torres, mais ao Norte da costa, quase todo o estado teve um dia com o predomínio do sol e com amplos períodos de céu claro, o que colaborou para um forte aquecimento durante o dia. Após uma madrugada bastante amena para esta época do ano com escassa cobertura de nuvens ou céu claro, o que trouxe mínimas baixas de 12ºC em São José dos Ausentes e 14ºC no Lami (extremo Sul de Porto Alegre), a temperatura se elevou rapidamente ao longo do dia.

A tarde foi quente na maioria das regiões com aquecimento maior no Noroeste, onde a tarde foi tórrida com máximas de 37,0ºC em Santa Rosa e Porto Vera Cruz, e 36,9ºC em Porto Xavier. Nos vales, a temperatura não se elevou tanto e ficou ao redor de 31ºC. Vento do quadrante Leste amenizou o calor no Leste gaúcho.

O domingo no Rio Grande do Sul vai transcorrer ainda com muitas horas de tempo firme. O sol predomina na maior parte do estado durante a manhã. O ingresso de ar mais quente favorece uma muito rápida elevação da temperatura e já de manhã faz calor em grande número de cidades.

Pancadas de chuva atingem muitas cidades gaúchas da tarde para a noite após horas de calor. Há risco de ocorrências isoladas de chuva forte a intensa assim como de temporais localizados com vendavais. A instabilidade deve afetar principalmente o Oeste, Centro e o Sul. A chuva já será irregular e no Norte do estado ainda mais, onde várias cidades podem terminar o dia sem precipitação.

O domingo será de calor, intenso em algumas regiões. Máximas à tarde podem alcançar marcas ao redor de 35ºC nos vales e em parte da Fronteira Oeste e do Noroeste. Alguns pontos podem alcançar marcas tão altas quanto 36ºC a 38ºC, em especial no Noroeste e, dependendo do horário da chuva, também os vales.

Região Norte: a previsão para o domingo será de tempo instável, com chuva na segunda metade do dia. Em Erechim, os termômetros variam de  17°C a 29°C.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE