Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Bombinhas terá primeiros vinhos envelhecidos no fundo do mar no Brasil

O projeto, inédito no país, está em fase de implementação.

NSC/DC
por  NSC/DC
18/07/2021 18:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A parceria entre a uma empresa de mergulho no Litoral e vinicultores da Serra, com apoio da prefeitura de Bombinhas, levará Santa Catarina a ter a primeira adega subaquática para maturação de vinhos no país. O projeto, inédito no país, está em fase de implementação.

Ânfora da marca croata Edivovina, envelhecida no fundo do mar (Foto: Reprodução, Edivovina)

A ideia partiu do empresário Renieri Balestro, da escola de mergulho Pata da Cobra, que desenvolveu a proposta e deu início ao processo de licenciamento. A deputada estadual Paulinha, que é de Bombinhas, fez o contato entre a empresa do Litoral e a associação dos produtores de vinhos de altitude. A empresa Catta Wines, de Bombinhas, é parceira do projeto.

- Será a união do turismo da Serra e do mar – diz Paulinha.

As adegas subaquáticas são relativamente novas no mundo. A moda teria começado quando mergulhadores encontraram um navio naufragado no Mar Báltico, na costa da Finlândia, com 168 garrafas de champanhe a bordo. Entre elas, havia garrafas de Veuve Clicquot do século 19. A qualidade do champanhe, que passou décadas submerso, chamou atenção dos enólogos e as garrafas foram leiloadas por um alto preço.

A partir daí, produtores ao redor do mundo começaram a fazer experimentos semelhantes, mergulhando propositalmente as garrafas. Um dos primeiros testes ocorreu na Espanha, em 2003.

Em pouco tempo, além das garrafas de champanhe, o vinho também passou a ser submerso. Entre os apreciadores, uma das marcas mais conhecidas de vinhos subaquáticos é a croata Edivovina, que vende garrafas maturadas sob as ondas por preços que variam entre 700 e 2,6 mil kunas croatas – que equivalem a R$ 600 a R$ 2 mil.

Para os produtores, as adegas subaquáticas possibilitam manter o vinho sob pouca luz, baixa temperatura, pressão e um leve balanço, que além de realçar algumas características, reduz o tempo de maturação do vinho. Tudo isso, é claro, depende de encontrar as condições ideais. Some-se a isso o fato de que as garrafas ganham a aparência de que acabaram de sair de um naufrágio.

- Sabemos que é diferente, que agrega valor pelo inédito, pelo inusitado, e esperamos que melhore algumas características sensoriais. São condições que pouca gente estudou até agora. Não é só o vinho estar na água, mas tem a temperatura e o fato de estar sob pressão. Vamos descobrir como essas condições interferem – diz Humberto Conti, presidente da associação Vinhos de Altitude – Produtores Associados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE