Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Bolsonaro assina MP que limita eliminação de conteúdo das redes sociais

A decisão tomada pelo presidente Bolsonaro é realização de uma promessa antiga do chefe do Executivo, que sempre reclamou sobre a remoção de conteúdos de aliados da Internet.

Sputnik Brasil
por  Sputnik Brasil
06/09/2021 19:58 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira (6) uma medida provisória que altera o Marco Civil da Internet e proíbe a remoção de conteúdo das redes sociais de maneira "imotivada e arbitrária".

A decisão foi tomada na véspera de manifestações de raiz golpista e pró-governo, no feriado de 7 de setembro, e a MP deve ser publicada ainda nesta segunda-feira (6) em uma edição extra do Diário Oficial da União.

"Liberdade de expressão: a medida ora assinada pelo presidente objetiva maior clareza quanto a 'políticas, procedimentos, medidas e instrumentos' utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas", diz a nota publicada nas redes sociais do governo federal.

Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, "além da exigência de justa causa e motivação em caso de cancelamento, suspensão e exclusão de conteúdos e funcionalidades das contas nas redes sociais, o dispositivo prevê ainda direito de restituição do conteúdo disponibilizado pelo usuário na rede".

Atos no 7 de setembro

Nas últimas semanas, o presidente tem convocado apoiadores para manifestações no feriado de 7 de setembro. Em 22 de agosto, Bolsonaro encaminhou mensagens no aplicativo WhatsApp alertando apoiadores para um "provável e necessário contragolpe" e pedindo que os "direitistas" se manifestem no feriado.

Nessa sexta-feira (3), Bolsonaro disse que o 7 de setembro será um "ultimato" para dois ministros do STF: "Não podemos admitir que uma ou duas pessoas, usando da força do poder, queiram dar outro rumo ao nosso país. Essas uma ou duas pessoas precisam entender o seu lugar. O recado de vocês nas ruas, na próxima terça-feira [7], será um ultimato para essas duas pessoas".

O presidente não disse a quem se referia especificamente ao falar em ultimato, mas recentemente Bolsonaro tem concentrado críticas aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (com agência Sputnik Brasil)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE