Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Rio Grande do Sul

Boletim epidemiológico informa mortalidade materna, infantil e fetal no RS

Dirigido aos gestores e profissionais de saúde e à sociedade gaúcha, o documento apresenta a Razão da Mortalidade Materna (RMM), que é o principal indicador para avaliar a qualidade da assistência às mulheres durante o pré-natal, parto e nascimento.

Ascom SES
por  Ascom SES
08/06/2022 15:20 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde (SES) lançou o Boletim Epidemiológico do Estado do Rio Grande do Sul de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal 2022, com as ocorrências dos óbitos em 2020 e as parciais de 2021. Dirigido aos gestores e profissionais de saúde e à sociedade gaúcha, o documento apresenta a Razão da Mortalidade Materna (RMM), que é o principal indicador para avaliar a qualidade da assistência às mulheres durante o pré-natal, parto e nascimento. O boletim também traz a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), que estima o risco de um nascido vivo morrer antes de um ano de vida e os percentuais de investigação de três tipos de óbitos.

Em 2020, o Rio Grande do Sul atingiu uma RMM de 41,4 óbitos/100.000 nascidos vivos, valor mais alto desde 2015, e uma TMI de 8,62 óbitos/1.000 nascidos vivos, menor valor desde 2015.

Os principais pontos tratados no Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal 2022 são:

• O alto índice de mortes maternas por causas hemorrágicas;

• O aumento do número de cesáreas no Estado;

• Planejamento sexual e reprodutivo e a mortalidade materna;

• Covid-19 e os impactos na mortalidade materna;

• Taxas de Mortalidade Infantil por Região de Saúde;

• Percentuais de investigações dos óbitos infantis e fetais por Coordenadoria Regional de Saúde;

• Análise das principais causas de mortalidade infantil;

• Estratégias do Rio Grande do Sul para a prevenção de novos óbitos infantis evitáveis

O documento foi construído pelas áreas técnicas de Saúde da Criança e Saúde da Mulher, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde(DAPPS) da SES/RS com o objetivo de divulgar esses dados e embasar o planejamento de ações de gestores municipais com vistas a reduzir os números de mortalidade materna, infantil e fetal no estado.

Acesse na íntegra o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO sobre mortalidade materna, infantil e fetal 2022

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE