Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Atualização do Instagram vai lembrar usuários sobre tempo de uso do aplicativo

Com o recurso ativado, usuários recebem sugestões para darem um tempo do aplicativo depois de navegarem por 10, 20 ou 30 minutos seguidos de navegação

G1
por  G1
04/02/2022 08:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instagram começou a disponibilizar nesta quinta-feira (3) o recurso "Fazer uma Pausa" (Take a Break, em inglês) no Brasil. Com a novidade, usuários podem ativar lembretes para serem lembrados quando estão navegando na rede social há muito tempo.

A atualização fará o Instagram exibir um aviso no feed para apresentar o novo recurso. A mensagem diz que "pausas regulares podem ajudar você a se recuperar" e que é possível habilitar lembretes de pausas quando você achar adequado.

Foto: Divulgação/Instagram

Se o usuário optar por ativar o recurso, a rede social mostrará uma tela que permite definir em quanto tempo os lembretes serão exibidos. Mesmo que a opção não seja selecionada na hora, é possível controlar o recurso a qualquer momento nas configurações do aplicativo.

Veja como ativar lembretes de pausa no Instagram:

  • Acesse o seu perfil pela foto que aparece no canto inferior direito;
    No menu (o ícone de três traços horizontais no topo), selecione "Sua atividade";
  • Selecione "Definir lembretes para fazer uma pausa";
  • Escolha entre 10, 20 ou 30 minutos e selecione "Concluir".

A plataforma afirma que o objetivo do "Fazer uma Pausa" não é impor o fechamento do aplicativo, mas conscientizar usuários sobre o tempo que passam conectados. Por isso, mesmo que o lembrete seja exibido, ainda será possível seguir navegando na rede social.

A nova funcionalidade já era testada desde dezembro nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, mas o chefe do Instagram, Adam Mosseri, havia anunciado a mudança em novembro.

Na ocasião, o executivo afirmou que o recurso é parte de um esforço para dar aos usuários mais controle sobre a experiência na plataforma.

"Queremos ter certeza de que oferecemos ferramentas para moldar o Instagram para o que funciona para você. Você também verá mais ideias como essa no futuro", afirmou Mosseri.

O novo recurso começou a ser liberado após a rede social sofrer críticas após o caso conhecido como Facebook Papers apontar que a empresa, agora conhecida como Meta, sabia que o Instagram era "tóxico" para adolescentes.

O Instagram afirma que, durante os testes, os lembretes de pausa permaneceram ativos nas contas de mais de 90% dos adolescentes que configuraram o recurso.

Além de lançar os lembretes de pausa, o Instagram lançou no Brasil a iniciativa "A internet que a gente faz", que discutirá bem-estar digital com especialistas, profissionais de saúde mental, criadores de conteúdo, pais e educadores durante seis meses.

Lembrete de uso diário

Enquanto o "Fazer uma Pausa" ajuda usuários a limitarem o uso contínuo do aplicativo, o Instagram também tem uma opção para definir o limite de uso diário no aplicativo. A funcionalidade pode ser controlada nas configurações da rede social.

Para isso, basta acessar a seção "Sua atividade" e selecionar o item "Definir limite de tempo diário", que permite escolher entre 30 minutos e 3 horas de navegação por dia. Mesmo que o limite seja alcançado, ainda é possível continuar usando o app.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE