Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Atriz Lea Garcia morre aos 90 anos

Atriz estava em Gramado quando sofreu um infarto. Ela seria homenageada hoje no Festival de Cinema com o Troféu Oscarito.

Redação
por  Redação
15/08/2023 12:34 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira (15), aos 90 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha, após sofrer um infarto. No mesmo dia, ela seria homenageada no Festival de Cinema com o Troféu Oscarito.

Uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, a artista ficou conhecida após interpretar Rosa, na novela “Escrava Isaura”.

Léa nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. Ela se interessou pelas artes cênicas por influência do dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, que a convenceu a subir ao palco do Teatro Experimental do Negro na peça “Rapsódia Negra” (1952).

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz fez sua estreia na televisão no Grande Teatro da TV Tupi ainda na década de 1950. Foi para a Globo em 1970 na novela “Assim na Terra Como no Céu”, na qual interpretou Dalva, a empregada do personagem de Jardel Filho. Em 1972, participou do primeiro programa gravado inteiramente em cores no Brasil: um episódio de “Caso Especial” chamado “Meu Primeiro Baile”.

Em 1976, interpretou sua primeira vilã em “Escrava Isaura”. O papel de Rosa fez Léa ser reconhecida pelo público, mas também lhe rendeu problemas: a atriz chegou a sofrer violência física de telespectadores que odiavam a personagem.

“Escrava Isaura é o meu cartão de visitas. Tive muitas dificuldades em fazer cenas de maldade com a Lucélia Santos. Eu me lembro de uma cena em que, quando a Rosa acabou de fazer todas as perversidades com a Isaura, eu tive uma crise se choro, me pegou muito forte. Chorei muito, não com pena, mas porque me tocou”, disse a atriz em entrevista.

Ela também atuou em novelas como “Selva de Pedra”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Léa conquistou quatro Kikitos com os filmes “Filhas do Vento”, “Hoje Tem Ragu” e “Acalanto”. Ela tem mais de cem produções no currículo, incluindo cinema, teatro e televisão.

A organização do Festival anunciou alterações na programação de hoje em respeito à Lea Garcia. A homenagem que seria entregue à Léa Garcia e Laura Cardoso foi cancelada. A cerimônia de entrega do Oscarito à Laura Cardoso ganhará nova data no evento.

Léa Garcia desembarcou em Gramado no último sábado, dia 12, acompanhada do filho, Marcelo Garcia. Desde então, a atriz circulava diariamente pelo evento, onde acompanhou diversas sessões no Palácio dos Festivais. Em uma de suas passagens pelo tapete vermelho, a atriz afirmou ao portal Acontece Gramado ter “um enorme prazer em estar mais uma vez em Gramado. Esse calor, essa receptividade com a qual a cidade nos recebe. Aqui tem um leve sabor de chocolate no ar. Obrigado a todos que fazem o festival, que participam e que concorrem. Aqui me sinto sempre prestigiada”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE