Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Assami está com vagas abertas em diversos níveis em suas escolas de Educação Infantil

Interessados podem entrar em contato com as escolas para verificar disponibilidade das vagas.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
20/06/2022 09:02 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação de Amparo à Maternidade e Infância, mantenedora da Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina e da Creche Mãezinha do Céu, dispõe de vagas para crianças em diversos níveis: do Berçário ao Pré. Interessados podem entrar em contato com as escolas para verificar disponibilidade das vagas.

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade no Noroeste da Itália, o foco da proposta pedagógica das escolas de educação infantil da Assami é tornar visível os potenciais e o protagonismo de cada estudante, além da importância da parceria com as famílias, o valor à cultura e o respeito ao direito das crianças para a formação de uma pessoa criativa, crítica, com bons princípios de cidadania e principalmente mais feliz, uma vez que são tratadas como sujeitos de direitos. A ideia, de uma forma resumida, é que a criança deve ser a protagonista na construção do seu conhecimento.

Segundo o diretor das unidades de educação infantil da Assami, Nicolas Opitz, essa abordagem pedagógica propõe que o professor aprenda enquanto ensina, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta – que é o ponto central do trabalho  pedagógico. “O professor é coparticipante do processo de descoberta. O que se busca é que a criança não fique passiva, mas se torne protagonista do seu conhecimento”, comenta Nicolas.

CONSTRUÇÃO DE SABERES

Conforme explica o diretor, o trabalho é realizado de forma democrática envolvendo crianças e adultos. Os educadores atuam empoderando ideias de experimentação, análise, reflexão e expandindo o conhecimento de cada criança. Juntos, adultos e crianças vão construir as visões de mundo, a realidade e os seus saberes.

Essa abordagem permite compreender que as crianças em seu processo de aprendizagem fazem experimentos, levantam hipóteses, discutem e conversam sobre assuntos, trazendo seus conhecimentos de mundo para a sala de aula, a fim de que estes saberes sejam lapidados e que possam desenvolver sua autonomia com segurança. Há um envolvimento que possibilita tanto para as crianças quanto aos professores, um progresso constante de acordo com as ideias debatidas e exploradas.

“A criança é entendida como um ser potente e capaz, sua curiosidade inata é o combustível que guia seu aprendizado, pois é através dela que a criança experimenta, absorve e constrói seu aprendizado sobre o mundo. E seu desenvolvimento deve ocorrer em todas as suas linguagens: expressivas, comunicativas, cognitivas, éticas, lógicas, imaginativas e racionais”, destaca o diretor Nicolas Opitz.

A ASSAMI

A Assami é uma entidade que estará completando, em outubro do ano que vem, 80 anos de uma história fortemente ligada à maternidade, crianças e família. Há mais de 40 anos é referência em educação infantil. Foi a primeira creche a ser instalada no município, em 12 de outubro de 1980. Uma longa trajetória atuando na formação de crianças, valorizando o relacionamento Família – Escola – Comunidade e o protagonismo infantil, em um ambiente de experiências e aprendizagens significativas, onde a criança é o centro de todo o fazer pedagógico e que tem, como premissa ouvir e ser ouvida, em todos os momentos.

A Assami visa o desenvolvimento integral do ser humano, desde a tenra infância.

Acredita que é na Primeira Infância que estão depositadas todas as potencialidades desse ser humano e, por isso, expressa a sua Filosofia pela síntese “De criança a gente entende”.

Informações sobre vagas: Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina - 54 3321 2849 e Creche Mãezinha do Céu – 54 3522 1244.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE