Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Após decisão do STF, 19 estados e o DF reduzem ICMS dos combustíveis

Alíquotas não podem mais superar teto de 18%. RS está entre os estados que já têm decretos editados ou anunciaram a medida pelas redes sociais.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
03/07/2022 20:49 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Até a tarde deste domingo, 19 estados e o Distrito Federal haviam limitado a alíquota do ICMS que incide sobre os combustíveis à taxa máxima de 18%. Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe já tiveram decretos editados nesse sentido ou anunciaram, em redes sociais, que a medida vai ser tomada.

A mudança no imposto ocorreu depois de uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) que deferiu um pedido de liminar da Advocacia-Geral da União (AGU) contra políticas estaduais para cobrança do ICMS. Com isso, o magistrado estipulou que as alíquotas devem ser uniformes em todo o país.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar n° 194/2022, que obriga os estados a aplicar o teto para derivados de petróleo, como diesel e gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte público.

Com a mudança, esses itens passaram a ser considerados “essenciais e indispensáveis”. Antes da mudança, eram classificados como “supérfluos”, o que permitia aos estados aplicarem alíquotas acima dos 30%. A expectativa dos governos estaduais é que haja queda no preço cobrado pelo litro dos combustíveis.

Apesar de, em parte, terem acatado a determinação, o DF e mais 11 estados, incluindo o Rio Grande do Sul, entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no STF, contestando a validade da lei. O relator é o ministro Gilmar Mendes, que reuniu as partes envolvidas na terça passada, sem que tenha havido consenso. Não há data para o anúncio da decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE