Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Alerta especial: SC no vermelho com onda de calor, diz Defesa Civil

Moradores de regiões em que os termômetros marcam 40°C devem redobrar cuidados; veja locais.

NDMais
por  NDMais
18/01/2022 18:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A onda de calor com registros de altas temperaturas persistentes, acima de 35°C, acende um alerta “especial” em parte de Santa Catarina, em vigor até o próximo sábado (22).

Segundo a Defesa Civil, as áreas em vermelho do mapa abaixo, como Extremo-Oeste, parte do Oeste, Litoral Sul, Alto e Médio Vale do Itajaí, são os locais de maior atenção, onde os termômetros chegaram aos 40°C. No restante do Estado, a condição é de atenção nas áreas em laranja.

A recomendação é manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Além disso, crianças e animais não podem ficar sozinhos nos carros durante qualquer período do dia. Também são aconselhadas mínimas exposições ao sol, bem como hidratação e alimentação leve.

Máximas históricas

A previsão segue com registros de máximas históricas de calor, que beira os 45°C até o fim do mês de janeiro.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, além do calor intenso, pancadas de chuva devem ocorrer ao fim do dia ao longo da semana.

“Os temporais mal distribuídos devem seguir todos os dias, normalmente no fim do dia, no Centro Leste do Estado. A partir de quarta-feira (19) vai abranger o Oeste do Estado também”, explicou Scheuer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE