Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Alerta da Difesa Civil: Calor intenso atinge SC e temperaturas podem chegar aos 40°C

Tempo estável e com máximas elevadas deve ser registrado até pelo menos o dia 20 de janeiro.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
12/01/2022 11:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma onda de calor intenso vai elevar as temperaturas em Santa Catarina nos próximos dias. Conforme um alerta divulgado na manhã da última segunda-feira, dia 10, pela Defesa Civil, as máximas podem chegar aos 40°C em algumas regiões.

Segundo o órgão, a elevação de temperatura deve começar nesta quarta-feira (12). A região Oeste, que já registra temperaturas altas há algumas semanas, deve seguir com calorão que pode ficar na casa dos 40°C até o dia 20 de janeiro.

As altas temperaturas, no entanto, não devem ficar restritas ao Oeste. De quinta-feira (13) até o dia 20, todas as regiões do Estado devem ter calor intenso. No Litoral Sul e no Vale do Itajaí, os termômetros podem também ficar na casa dos 40°C.

Apesar do alerta, a Defesa Civil fez uma ponderação dizendo que a previsão do tempo pode sofrer alterações com o passar dos dias.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins diz que desde novembro regiões de Santa Catarina vêm registrando temperaturas altas e que chegaram em alguns casos aos 40°C. Dessa forma, o calorão previsto para os próximos dias não é algo novo.

"São massas de ar seco, que normalmente chegam frias [nessa época do ano], logo se aquecem, viram massa de ar quente, inibem a formação de nebulosidade, não provocam chuva, deixam o ar seco e faz muito calor. No verão, passa da casa dos 30°C logo pela manhã, e a tarde, fácil na casa dos 38°C, por vezes até 40°C", explica Marcelo.

Por conta dessa previsão, a Defesa Civil recomenda que neste período sejam evitadas atividades ao ar livre e que que as pessoas consumam bastante água para evitar problemas relacionados às altas temperaturas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE