Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Arquivo/Agência Brasil
Mundo

Agência Internacional revela aumento histórico nas emissões de CO2 relacionadas à energia

Cientistas afirmam que serão necessário cortes significativos no uso de combustíveis fósseis nos próximos anos

Redação/com informações do portal Terra
por  Redação/com informações do portal Terra
01/03/2024 11:20 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No ano passado, as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia atingiram um patamar histórico, sendo impulsionadas em parte pelo aumento do uso de combustíveis fósseis em países onde a produção de energia hidrelétrica foi prejudicada por secas, conforme relatado pela Agência Internacional de Energia (IEA) nesta sexta-feira.

Cientistas afirmam que cortes significativos nas emissões de CO2, especialmente provenientes da queima de combustíveis fósseis, serão necessários nos próximos anos para alcançar as metas estabelecidas e evitar o aumento descontrolado das temperaturas globais, prevenindo assim mudanças climáticas adversas.

A IEA, em seu relatório, observou que, ao invés de declinarem rapidamente, como requerido para cumprir as metas climáticas globais do Acordo de Paris, as emissões de CO2 atingiram um novo recorde.

A análise da IEA revela que as emissões globais do setor de energia aumentaram em 410 milhões de toneladas, ou 1,1%, em 2023, totalizando 37,4 bilhões de toneladas. A expansão das tecnologias limpas, como energia eólica, solar e veículos elétricos, contribuiu para conter o crescimento das emissões, que havia sido de 1,3% em 2022. No entanto, fatores como a reabertura da economia chinesa, aumento do uso de combustíveis fósseis em locais com baixa produção de energia hidrelétrica e recuperação do setor de aviação resultaram em um aumento geral, conforme destacado pela IEA em seu relatório.

O relatório ainda aponta que cerca de 40% do aumento das emissões, equivalentes a 170 milhões de toneladas de CO2, foram devido aos esforços para compensar a perda na geração de energia hidrelétrica causada por secas extremas.

A IEA ressaltou que, sem esse efeito, as emissões do setor elétrico global teriam diminuído em 2023. Nos Estados Unidos, as emissões relacionadas à energia diminuíram 4,1%, com a maior parte da redução proveniente do setor elétrico. Na União Europeia, as emissões de energia caíram quase 9%, impulsionadas pelo aumento na geração de energia renovável e pela redução na geração de energia a carvão e gás.

Na China, as emissões de energia aumentaram 5,2%, impulsionadas pelo crescimento da demanda à medida que o país se recuperava dos bloqueios relacionados à Covid-19, de acordo com o relatório. No entanto, a China também contribuiu com aproximadamente 60% dos acréscimos globais nas áreas de energia solar, eólica e veículos elétricos em 2023, conforme informado pela AIE.

A nível global, os veículos elétricos representaram uma em cada cinco vendas de carros novos em 2023, totalizando 14 milhões e registrando um aumento de 35% em comparação com o ano de 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE