Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Acadêmicos de Engenharia Civil da URI realizam “Desafio de Taludes”

Desenvolver atividades práticas, simulando a realidade profissional, é uma das ações desenvolvidas ao longo da graduação do Curso de Engenharia Civil da URI.

Secom URI
por  Secom URI
08/06/2022 16:42 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Desenvolver atividades práticas, simulando a realidade profissional, é uma das ações desenvolvidas ao longo da graduação do Curso de Engenharia Civil da URI. As iniciativas são frequentes e visam preparar o aluno, futuro engenheiro, para desenvolver com mais competência as suas habilidades.

Uma das ações desenvolvidas aconteceu no último dia 31 de maio, quando foi posto em prática o “Desafio de Taludes”, atividade essa que envolve conhecimentos geotécnicos adquiridos nas disciplinas de Obras de Terra e Mecânica dos Solos.

A competição consistiu na simulação de um talude com a técnica de contenção em terra armada, visando a economia de material, menor tempo de construção e resistência. O desafio objetivou reduzir a distância entre a teoria e a prática nas disciplinas de Geotecnia.

Para desenvolver a atividade os alunos passaram por etapas que foram desde ensaios em laboratório, dimensionamento, confecção e, por fim, a ruptura dos taludes.

A atividade visou a construção de modelos reduzidos como forma de contemplar a interdisciplinaridade do conhecimento e estimular a aprendizagem dos estudantes, através da abordagem pró-ativa de aplicação das teorias adquiridas no Curso.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE